A Tricotilomania é um transtorno psicológico de comportamento obsessivo, em que as pessoas sentem necessidade de arrancar os cabelos.
A expressão provém precisamente das palavras trico (cabelo) e tilo (puxar) e quem sofre deste distúrbio sente uma vontade imensa, um impulso irreprimível, de arrancar os próprios cabelos (e outros pelos do corpo, como sobrancelhas). Tudo para controlar a ansiedade e nervosismo.
As causas da Tricotilomania ainda são desconhecidas, mas sabe-se que a doença está associada principalmente a quadros de ansiedade, estresse e depressão. Contudo, situações de trauma, questões ambientais, genéticas e até o tédio podem levar algumas pessoas a desenvolver este tipo de obsessão.
O problema é mais comum em mulheres do que em homens e manifesta-se com maior frequência durante o início da adolescência. E quando a tensão é aliviada ao arrancar cabelos, as sensações negativas como estresse e ansiedade são afastadas e, como tal, o comportamento torna-se repetitivo.
Sendo assim, é muito importante procurar tratamento. Quanto mais rápido for o diagnóstico, se diagnosticar e o começo do tratamento, melhor. Muitas vezes, além do tratamento para abandonar o hábito de puxar o cabelo, o paciente também tem de recorrer a tratamentos capilares para cobrir as zonas calvas.