Quem se preocupa com a perda de cabelo já deve ter se perguntado se algumas de suas próprias práticas podem aumentar a queda dos fios.
Na verdade, muitos hábitos conhecidos não são, em si, um problema, mas tudo depende de sua frequência e técnica.
Tinturas de qualidade, por exemplo, não aumentam a queda permanente de cabelo, mesmo que danifiquem os fios, pois elas não atuam na raiz capilar. Entretanto, a depender da química e da técnica, uma tinta de cabelo provoca queda se ela causar dermatite no couro cabeludo. Algo semelhante também acontece com procedimentos e produtos para alisamento.
Outro questionamento conhecido é o de prender os cabelos todos os dias, durante o dia todo. A tensão prolongada e muito repetitiva ao amarrar os fios pode desenvolver, sim, a alopecia por tração, uma doença associada a penteados muito pesados e apertados, que estimula a queda e quebra dos fios.
Portanto, alguns cuidados devem ser tomados para manter a saúde do cabelo, como: apostar em penteados e acessórios não agressivos, não dormir com o cabelo preso, evitar prendê-lo por períodos extensos de tempo e sempre procurar profissionais com produtos de qualidade para a realização de procedimentos no cabelo.
Além de tudo, é claro, ao perceber uma queda capilar excessiva e constante, o mais importante é procurar auxílio médico para manter seus fios e seu couro cabeludo saudáveis, prevenindo problemas mais sérios como alopecias, entre outros.