Tricotilomania é uma desordem comportamental crônica, caracterizada pelo impulso de arrancar fios ou tufos de cabelo do couro cabeludo ou de outras partes do corpo, como sobrancelhas, cílios e barba. É um tipo de transtorno compulsivo, como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). A pessoa sabe que está fazendo algo errado, mas não consegue controlar.
Causas e sintomas
Não se sabe ao certo quais as causas do distúrbio, mas há suspeita de que questões genéticas e ambientais estejam envolvidas no aparecimento do quadro. Sabe-se que pessoas com tricotilomania sofrem alterações naturais nas reações químicas do cérebro que envolvem a serotonina e dopamina.
Entre os principais sintomas estão:
Fatores de risco
Por se tratar de uma desordem incontrolável, as falhas capilares são frequentemente perceptíveis. Entretanto, em alguns casos, o distúrbio acontece de maneira consciente, em que o indivíduo seleciona os fios de acordo com um critério próprio.
Entre os principais fatores de risco estão:
Diagnóstico e tratamento
Não existem exames que determinem a doença. Entretanto, o tratamento pode ser multidisciplinar, em que há acompanhamento com dermatologistas, psicólogos e também realizando o transplante capilar com técnica FUE, o que deve ser analisado com cada caso. Ficou com dúvida? Entre em contato.