A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos formada na pele onde os pelos nascem e crescem. As regiões mais vulneráveis ao aparecimento de lesões são rosto, couro cabeludo, axilas, coxas, nádegas e virilha. A principal causa da foliculite é a infecção pelo Staphilococcus aureus (estafilococos), uma bactéria que se aloja no corpo.
Causas
Roupas muito justas, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, acne e dermatite e entre outros podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.
Sintomas
A foliculite pode ser superficial ou profunda. Na superficial, ela se instala na parte superior do folículo piloso e a pele em volta fica avermelhada e sensível. Na foliculite profunda, a inflamação se estende por todo o folículo piloso e alcança a raiz. Coceira, dor e edema (inchaço) são comuns nesses casos.
Tratamento
O tratamento da foliculite varia de acordo com o tipo e a gravidade das lesões. Nos casos de foliculite superficial, é recomendado colocar compressas mornas várias vezes ao dia. A higiene do local utilizando água morna e sabonete antisséptico pode resolver. O uso de pomadas e cremes anti-inflamatórios são recomendados.
No caso de uma infecção é necessário o uso de antibióticos por via oral, se a infecção for causada por bactéria ou se a infecção foi causada fungos, é obrigatório o uso de medicamentos específicos.
Como evitar
Você ainda ficou com dúvidas? Entre em contato via Whatsapp e saiba mais (48) 98496-5555.