Não é incomum que, mesmo tendo cuidados com a saúde e bons hábitos de vida, a gente acabe tendo alguns problemas, sobretudo nas regiões mais sensíveis do corpo.
Existem muitas possíveis causas para esses machucados que aparecem no couro cabeludo e, via de regra, todas elas podem ser tratadas, de forma que se consiga uma cura definitiva ou, pelo menos, uma melhora expressiva do quadro.
Reações alérgicas
Uma das causas mais comuns para as pequenas feridas no couro cabeludo são as reações alérgicas. A alergia pode ser causada por produtos químicos, alimentos, tinturas ou quaisquer outros elementos, especialmente os que entram em contato com a região. Os sintomas mais comuns são vermelhidão, coceira e ardência, podendo ser necessário o uso de medicamentos.
Ressaltando que você deve procurar um bom médico especialista, caso sofra com esse problema, principalmente se ele for frequente ou se você perceber que a situação agravar.
Foliculite
A famosa e incômoda foliculite também pode ser uma das causas das pequenas feridas no couro cabeludo. Ela ocorre quando os folículos pilosos inflamam. Isso pode ser decorrente de uma infecção bacteriana, fúngica, viral, ou até mesmo de uma inflamação de fios encravados. Os principais sintomas são a vermelhidão, coceira e pequenas bolhas de pus. O quadro pode atingir outras partes do corpo, como barba, membros, tronco e qualquer área que tenha pelos.
Dermatite seborreica
A dermatite seborreica, também popularmente chamada de seborréia ou caspa, é mais uma das muitas causas das pequenas feridas no couro cabeludo. Muitas pessoas sofrem com o problema, que pode ter a sua origem em condições genéticas e agentes externos, sobretudo um tipo de fungo.
Com isso, a produção de sebo pelas glândulas sebáceas aumenta, o que eleva a oleosidade da região. Os sintomas incluem o surgimento de placas ou crostas, além de descamação e coceira. O tratamento envolve hábitos de higiene e o uso de produtos específicos, como shampoos.